quarta-feira, 30 de março de 2011

VOCÊS CONHECEM O PROJETO TRABALHA BRASIL?!


No dia 30 de março, coincidentemente, os dois últimos dias de pagamento mensal dos trabalhadores que recebem seus salários fruto do suor diário, eis que em muitos bairros (especialmente os periféricos) pessoas não identificadas, colocaram nas casas uma espécie de "Aerograma Urgente" sob o título de PROJETO TRABALHA BRASIL 2011.

Tudo aparentemente legal. Nota-se, porém, a ausência da referência, logo marca, ou uma simples menção de entidade promotora, responsável pelo tal PROJETO. Apenas uma frase afirmando não ser programa governamental. Essa prática, quando vem parar aqui na Paraíba, no Sudeste do país já se exauriu completamente.

Em linhas gerais, o PROJETO em tela, "promete" , ao contemplado da casa, inscrito num dos três cursos oferecidos à guisa de"treinamento" do trabalhador, que este terá direito a uma espécie de auxilio financeiro (R$ 80,00 - Oitenta Reais) mensais e mais equipamentos didáticos. No entanto, para que o inscrito no Projeto possa acessar essas benesses, precisará pagar o valor de R$ 34,90 (Trinta e Quatro Reais e Noventa Centavos). Destaque para o fato de o candidato ter apenas esses últimos dois dias para efetuar sua inscrição.

Tudo isso é muito estranho, e requer-se que as autoridades investiguem, coibindo essa prática enganosa. Afinal, em plena era Hi:Tech o que há de pessoas ingênuas, honestas, mas desinformadas, que caem nos ardis maquiavélicos de pessoas mestras na arte do engodo é coisa fora de série!

COMO IDENTIFICAR ESSAS OFERTAS ESTRAORDINÁRIAS?

Regra número 1: Quando a esmola é grande o santo desconfia. Desconfie de todo e qualquer proposta de ganho finaceiro, ofertas e tudo mais que chamou sua atenção, sendo que para isto, você tenha que desembolsar certa quantia, por menor que seja; pense em você e em milhares de pessoas que também são vulneráveis a fazê-lo, a soma disso, é fortunas no bolso do fraudador.

Regra número 2: Busque identificar a) Quem é a pessoa e/ou entidade responsável pela proposta, neste caso, pelo tal projeto; b) Qual é a credibilidade da pessoa e/ou entidade promotora do empreendimento. Se tem crédito, certamente terá respaldo explícito de outras organizações ou organísmos da sociedade civil organizada/governos, devidamente reconhecidos;
c) Se há oferta de benefício financeiro, qual é a fonte de recursos. Esses recursos são lícitos ou ilícitos? Tudo isto tem como saber a começar pelo número de inscrição (CGC, CNPJ) da entidade. Se for governo, é mais fácil ainda.

Regra número 3: Você não faz idéia do estrago que alguém mal intencionado pode fazer com certas informações pessoais. No caso em foco, exige-se que o inscrito forneça no ato da inscrição o número do CPF e do RG. Ora, como poderei fazê-lo se não sei quem é a pessoa e/ou entidade responsável pelo evento, programa, treinamento etc? Com dados de um CPF e RG pode-se no Brasil, criar empresas fantasmas, arrolar testemunhas fantasmas, movimentar contas e por aí em diante. Isso sem falar em danos maiores que envolvem responsabilidade civil criminal.

COMO PROCEDER DIANTE DO ENGODO?

A melhor arma é a denúncia!



23 comentários:

Anônimo disse...

Na minha residência (ES) também chegou um folder, só com a qualidade pior do que a correspondência da foto, com o mesmo conteúdo. Inclusive, ligaram para o telefone fixo sustentando esse discurso, e falando algo sobre uma verba da Petrobras. Como você, achei estranha essa "oportunidade fácil".

Anônimo disse...

recebi em minha residençia o mesmo e local da inscrição é no cinema do shooping aqui na minha cidade(Aracruz) não veio si quer no formulário um numero de contato telefonico para pegar informações ,ai desconfiei e vim pesquisar na internet.acho que voçês tem razão quanto a ta passando informações pessoais de documentos a entidades não conheçidas perio a vista ,não confiem em certos benefiçios que exingem no final das contas um valor o qual o mesmo diz ser gratuito.

vera disse...

ola aqui em sp na zn sul onde moro tbm chegou essa cartinha,dando um auxilio mensal de 95,00 reais para cada pessoa inscrita no projeto sendo que 2 pessoas por casa podem participar,mas tbm não havia identificação especifica endereço e nem tel pra vc confirmar e pena que muita gente do bairro caiu nessa furada,eu até que fui ao local da inscrição mas chegando la tinha até maquina pra vc passar o cartão de crédito,ai nem cheguei a me informar voltei pra casa na hr

Anônimo disse...

Entregaram uma cartinha dessas na minha casa também ( Várzea Pta.-SP).E o estranho é que o local de inscrição é uma escola pública!
Como devo proceder ou quem procurar em caso de denúncia?

Anônimo disse...

O MEU POVO..ISSO É FORMA DE CAPTAÇAO DE ALUNOS ATRAVES DE ALGUMA ESCOLA DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES DA SUA CIDADE, CHEGAR LA NO EVENTO E SE INFORMAR NINGUEM VAI NÉ! CRITICAR TEM UMA TURMA..EU TRABALHO EM UMA ESCOLA DE CURSOS DESSAS E A CADA 6 MESES A GENTE FAZ UMA CAMPANHA DESSAS..NAO VEM DINHEIRO DE LUGAR NENHUM UNICA COISA QUE É UMA PROMOÇAO DA ESCOLA EM SEUS CURSOS ONDE O ALUNO INSCRITO VAI PAGAR 34,90 OU 39,90 OU COISA ASSIM PELO TEMPO QUE FIZER O CURSO..E ENCAMINHAMENTO AO MERCADO DE TRABALHO..O RESTANTE É MEIO DE CHAMAR ATENÇAO DO MORADOR..SEMRPE TEM O LOCAL DO EVENTO..VAO LA E SE INFORMEM, NO CASO DA ESCOLA PUBLICA..COM CERTEZA FOI LIBERADO POR ALGUMA DIRETORA QUE EMPRESTOU O ESPAÇO..MAIS OS CURSOS VAO SER EM UMA EMPRESA DA SUA CIDADE..RELAXA.

Anônimo disse...

Como já disseram aqui, isto é uma forma de captação de alunos através do envio de Aerogramas. É uma forma das escolas divulgares seus cursos oferecendo alguma vantagem ao aluno. Sugiro que ao receberem a carta, caso interesse, vá até o lugar no dia e horário marcado e especule. Provavelmente é alguma escola da sua própria cidade fazendo a promoção. é claro que tem muuuuuita gente picareta por aí, porém, sendo uma escola da própria cidade e que você conheça não tem porque não aceitar ( no caso da proposta ser interessante e viável). Na maioria das vezes as escolas contratam empresas especializadas para realizarem este tipo de serviço de divulgação. Quanto ao fato do aerograma ser entregue nos dias do pagamento é um fato óbvio né! Quem quer vender não vai fazer a promoção em um dia que ninguém terá dinheiro...isso não significa que seja golpe!

Anônimo disse...

CHEGOU NA MINHA CASA HOJE. FUI LOGO PESQUISAR SOBRE "RIO 2016" E DEPOIS "TRABALHA BRASIL 2012" E para meu espanto ja fui encontrando uma serie de denuncias. E até quem aprove. para quem apoia eu so digo uma coisa:Pode ate ser uma forma de captação de alunos .Mas como a gente vai acreditar que esse curso de capacitação é de qualidade se ja começa com mentiras(com slogan das olimpíadas por ex;com benefício de 80 reais).A gente se inscreve ate em curso que fazem otimas propagandas e quando se vai cursar la, descobre-se que os professores dixam muito a desejar. imagine que professores estarão ministrando essas aulas: provavelmente pessoas que não possuem nenhum curso técnico de informatica, apenas são auto-didatas, mas que nao possuem metodologia de ensino.Professora de João pessoa-PB

Anônimo disse...

Acabo de chegar em casa (moro em Joao Pessoa-PB), agora as 18h30, dia 31/05/2012, e no meu correio chegou essa cartinha de título TRABALHA BRASIL 2012. Estranhei a qualidade do material. Sou publicitario, formado ha 6 anos e trabalho a 12 anos na área. Ja trabalhei em graficas tb. O papel é couchê, até de boa gramatura, mas a impressão é de 1 cor apenas, frente e verso. Coisa que o governo nao faria de modo algum. O conteudo diz o mesmo: os eventos estao chegando (Copa, Olimpiadas, etc) e a capacitação é o maior desafio. Diz tambem que: "cada morador que se inscrever no projeto receberá um beneficio de R$ 80,00, para ajudar a financiar parte do seu treinamento profissinal, cabendo ao PARTICIPANTE APENAS O VALOR DE R$ 39,90 para complementar os custos operacionais do treinamento escolhido. Prazo de inscricao: 2 dias uteis a contar da data de recebimento deste. Nao será prorrogada". A carta ainda pede: "Para ter direito as condicoes do Projeto Trabalha Brasil, é necessario a apresentação deste comunicado e a doação de 2 kg de alimentos no ato da inscrição (...)" DOcumentos necessarios: RG, CPF e Comprovante de residencia". No fim da carta e bem escondidinho, na vertical, ha o texto PROGRAMA DE INICIATIVA PRIVADA, em fontee pequena. Fechando a carta, ha o endereco para o local de treinamento e inscricoes: BIG CENTER JOAO PESSOA (Av. Santa Catarina, 288 - B. dos Estados) e BIG CENTER STA. RITA/PB (Edificio Plaza Center, predio das jas Vivo e Oi). Gente, é uma escola de linguas e alguns cursos profissionalizantes. Por coincidencia, anos atras deixei um curriculo nessa escola, mas o salario q ofereciam de R$ 6,00 hora/aula como professor de informatica nao me agradou, e acho que nao agradaria a ninguem. Alem disso, eles estão usando de má fé e dos meus dados pessoais e confidenciais para fazer propaganda indesejada em minha casa. Também ferem o CDC ao fazer propaganda enganosa e abusiva, falsidade ideológica: nao existe tal projeto TRABALHA BRASIL 2012!!! ATENÇÃO! Se ele existisse, todos estariam comentando e obviamente, estaria nos jornais e na TV. Eles estão usando ainda as logomarcas dos eventos (facilmente baixadas na internet) sem nenhuma autorizacao, fora do padrao da identidade visual. Usam ainda em letras grandes fora da carta "AEROGRAMA", quando o aerograma é um produto registrado dos CORREIOS. Essa carta nao tem carimbo nem nada que diga que foi entregue pelos Correios. É colocada por pobres panfletistas (muito mal) pagos para sair colocando nas casas. Entao, não tenham dúvidas, É GOLPE. Vamos acionar o Ministerio Público e os meios de comunicação. A tentiva de extorsão também está clara aqui, cobrando dinheiro para se "estar no tal projeto", e ainda por cima a cara de pau de pedir 2kg de alimentos que nao se sabe se realmente irão para quem precisa. VAMOS DENUNCIAR GENTE!!! É GOLPE!

Anônimo disse...

Chegou um destes na minha casa também, em Sorocaba SP. No momento que ví achei interessante, mas ao verificar pormenores desconfiei. A reunião está acontecendo hoje, 02/06, em um hotel da codade e como diz o panfleto "é inadiável" e "se não for ninguém da residência lá, a residência estaria excluída de qualquer ação governamental no futuro". Desconfiei por este texto, que é uma intimação a comparecer. Ofereceram vários cursos e um ajuda de 149,90 para custear o curso que for escolhido. Não precisa disso pra captar alunos, basta oferecer o curso pelo preço real que tem muita gente que vai aderir, não pé necessário ameaçar ninguém. Bem, nem preciso dizer que pesquisei sobre o assunto e que ninguém foi lá ver o que era, mas começaram mal. Se for mesmo estratégia de captação de alunos é melhor rever a abordagem, que e ridícula.

Anônimo disse...

Eu concordo com os que estao com os dois pes atras,aqui em SP capital isso virou uma febre,acho que podemos dizer algo sobre "cr" organizado já que é em todo o pais.Primeiro me ligaram em meu trab passando-se pela UMES depois outra pessoa pela UNINOVE faculdade em que apenas me matriculei, quando fui ao endereço,tratava-se do endereço Microcamp,virei as costas e fui embora. Capitação de alunos coisa nenhuma isso é caso de policia e FEDERAL!

Mariane disse...

Que horror.
O que precisa ser cuidado, criticado e resolvido ninguém se mexe.
Esse Aerograma é uma divulgação de escolas que estão dando um benefício de desconto para as pessoas poderem se capacitar. E só para o cabeçudo anterior saber, um projeto, como o "Trabalha Brasil" existe a partir do momento que alguém cria ele.
Quanta gente desenformada.
E posso apostar como meu comentário será deletado, porque não está falando o que a maioria acha ser.
Quem não quer aproveitar, só não ir. Bem fácil assim.

Mariane disse...

* DESINFORMADA

Anônimo disse...

Graças aos aerogramas, hoje temos oportunidades de conhecer novas instituições de ensino, que nunca saberíamos se não recebessemos (só que fica visitando cada escola que abre), onde quem procura um curso livre fica sabendo de uma oportunidade boa com descontos muitas vezes de inauguração ou de divulgação, e quem se juga "Sabe-tudo" basta ignorar como ocorre nos e-mail com os spans... não quer passe a oportunidade para outro, infelizmente quem não merece também recebe...

Unknown disse...

Muito estranho ! acabei de receber uma proposta desse "trabalha brasil" que nunca ouvi falar, e eu estava bem usando o computador e falando no tel com a telefonista, e ao desconfiar pesquisei logo. Como quase naum tinha informação na net cheguei a esse blogger. AFF ! correspodencia que chegou na minha casa ? vc não ligou para nós ? estávamos esperando o seu contato como vc não ligou nós ligamos para saber se o senhor ainda tinha interesse ?.... foi isso que me falaram pelo tel.
Tem que rir desses comédias... cuidado gente. só entrei aqui pq achei um abuso isso.

Unknown disse...

Recebi uma ligação hoje (17/01/13). Moro no Rio de Janeiro, especificamente em São João de Meriti. Uma menina me ligou e falou desse programa trabalha brasil e demais informações que todos já postaram... Marcaram uma entrevista para mim no dia seguinte e pediram para eu levar CPR, RG e Comprovante de Residencia. Perguntaram ainda se eu me interessava por informatica ou ingles. Na hora saquei que deveria ser algum curso... Vim direto me informar na internet. Não vou nem aparecer por lá!

Unknown disse...

Pessoal, acabei de receber uma ligação e a pessoa disse que era da Federação Estudantil e Projeto Trabalha Brasil. Foram as mesmas informações, que me encaminharam faziam 20 dias atrás uma correspondência e que eu não fiz contato, falaram sobre capacitação, Copa, Olimpíada e etc. Marcaram uma entrevista na próxima segunda no Curso Microcamp no Centro de Duque de Caxias, a atendente disse que o curso cedeu espaço e que haverá um instrutor no local. Eu me pergunto: Será???? Está muito estranho essa história!!! Eu havia feito contato com este curso interessada em um de seus cursos mas acabei não fazendo e agora recebo este contato!!!

sol disse...


Também recebi um contato telefônico e desconfiei na hora.Já caí num golpe desse e não caio nunca mais .A atendente quis saber a bandeira do meu cartão e tratei logo de descartar. Esse TRABALHA BRASIL tem todo o jeito de armação.CUIDADO!!!!

sol disse...

Também recebi um contato telefônico e desconfiei na hora.Já caí num golpe desse e não caio nunca mais .A atendente quis saber a bandeira do meu cartão e tratei logo de descartar. Esse TRABALHA BRASIL tem todo o jeito de armação.CUIDADO!!!!

Anônimo disse...

Recebi uma dessas cartinhas agora, dizenso da reunião que será amanha, numa escola aqui perto...Vou la agora mesmo perguntar da diretora se ela sabe disso...

Anônimo disse...

acabei de receber uma carta com o endereço da reunião numa escola aqui pertinho...vou la perguntar da diretora se ela sabe alguma coisa disso...

Anônimo disse...

Pobre povo ignorante, votam no PT em todas as eleições. Alimentando a corrupção que acaba com a saude e a educação, e ficam todo valente com as iniciativas de tirarem sua ignorancia do lodo e proporcionarem uma profissão decente. Continuem com suas vidinhas insignificantes e votando nos mesmos corruptos . BRASIL O PARAISO DOS IDIOTAS

Anônimo disse...

BOM DIA MEUS AMIGOS, HÁ ALGUNS ANOS ATRAS EU RECEBI UMA CARTA DESSAS NA MINHA CASA, E MINHA FAMÍLIA NÃO TINHA CONDIÇÕES DE PAGAR UM BOM CURSO PARA MIM, MAS COM O DESCONTO QUE A CARTA DEU EU CONSEGUI FAZER O CURSO, ELES NEM PRECISARAM ME ENCAMINHAR PARA EMPREGO, PORQUE QUANDO TERMINEI O CURSO ESTAVA PREPARADA PARA O CAMPO DE TRABALHO, E GRAÇAS AO CURSO CONSEGUI TRABALHO E HOJE PAGO MINHA FACULDADE DE DIREITO SOZINHA, GENTE TODO DESCONTO É BEM VINDO, PORQUE A COISA NÃO ESTÁ BOA FINANCEIRAMENTE PARA NINGUEM.
PENSO QUE TODO O CONTEÚDO DA CARTA É PARA CHAMAR A ATENÇÃO, E O DESCONTO É BEM VINDO, E GERALMENTE ESSAS CAMPANHAS FORMAM GRANDES PROFISSIONAIS, MUITOS ALUNOS DA REDE PUBLICA DA MINHA ÉPOCA NAO FIZERAM, MAS HOJE EU CONSIGO ENXERGAR A DIFERENÇA, PORQUE NAO FIZERAM ESSE E NEM OUTRO.
EMFIM, NÃO FIZERAM NADA! E NÃO SE FORMARAM EM NADA!
SÓ VIM DÁ O MEU TESTEMUNHO AQUI, PORQUE LI OS COMENTÁRIOS!
ENTÃO PESSOAL, ACONSELHO A TODOS OUVIR SEMPRE O QUE A EMPRESA TEM A OFERECER, PORQUE SE A PROPOSTA FOR BOA, VALE A PENA INVESTIR, PORQUE ESSA FOI A UNICA HERANÇA QUE PODEMOS DEIXAR PARA NOSSOS FILHOS!
APROVEITEM AS CAMPAMHAS, OLHEM OS PROFESSORES, VEJAM A EXTRUTURA, CONHEÇAM O DONO
E SÓ ENTÃO TOMEM AS SUAS DECISÕES!

Unknown disse...

Estamos em 2017 e acabei de receber essa carta e definitivamente não estou botando fé, então vou apenas ignorar