quarta-feira, 24 de novembro de 2010

VOCÊ É CAPAZ! ACREDITE.


Minhas cordiais homenagens à professora Conceição. Foi ela quem me disse lá no velho Cinistrão da UEPB onde funcionava, à época, o departamento de Psicologia que eu era CAPAZ. Embora as circunstâncias deveras modestas com as quais me deparei enquanto acadêmico vestido naquela calça jens desbotada e chinelos de couro desgastado relutassem em me dizer o contrário.
Não sei exatamente o porquê. Mas foi aquela frase que ficou vívida na cachola e que me fez extrair forças da fraqueza para poder ir além.
Trabalhando como assessor de um vereador de Campina Grande, que havia sido nomeado Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, precisei buscar no arquivo da memória aquele importante lembrete da estimada Mestra.
A história do gabinete daquele parlamentar deu um reviravolta e um amigo competentíssimo, também assessor, atuante na área jurídica, ascendeu, alçou vôos mais altos e eu fiquei só com a responsabilidade outrora dele: a de manter todo o ritual da Comissão em dias. Isto representava um desafio jamais enfrentado. Eu tinha que, inicialmente me acalmar diante da frase magnânima do edil: "Se vire!". Depois estabelecer o calendário das audiências públicas e a abertura do prazo para recebimento das emendas dos demais vereadores. Loucura total!!! Nunca tinha sequer participado de um treinamento ou orientação sobre os procedimentos. Enfim, fiz os editais, e devidamente assinados pelo vereador, protocolei as convocatórias destinadas aos secretários do Poder Executivo Municipal com as respectivas datas das audiências públicas e fiquei confinado três dias seguidos com a mensagem orçamentária enviada pelo Prefeito, um amontoado de páginas com cerca de mil e quinhentas folhas contendo números e mais números.
A mesa grande da sala em que eu estava se tornou pequena com um amontoado de livros e demonstrativos. O exemplar da Lei de Diretrizes Orçamentária, a Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município, o Regimento Interno da Câmara, estes disputavando espaço e minha atenção.
No final, após ter examinado cada emenda dos vereadores e preparado as próprias emendas do Presidente da Comissão, tinha que concluir aquele exame com o Relatório da Comissão, emitindo inclusive o Parecer. Ufa!!! Só depois que se deu por encerradas as audiências e que pessoas à minha volta diziam baixinho que tudo havia transcorrido na mais absoluta tranqüilidade, outros elogiavam dizendo que havia sido um sucesso, eu dizia para mim mesmo, com ares de quem desligou uma engrenagem de uma bomba digital, que devia tudo isso a Deus e a minha professora que sempre recorria a essa frase ao meu respeito: VOCÊ É CAPAZ!!!

Nenhum comentário: