segunda-feira, 15 de novembro de 2010

QUE TIPO DE FUNCIONÁRIO É VOCÊ


Toda organização tem, no mínimo três tipos de funcionários, os ambiciosos, os acomodados e os cimentos sociais. É o que diz estudo publicado pela VOCÊ/SA (edição 143/novembro 2010), que ensina como identificar, gerenciar e motivar profissionais que estão presentes na totalidade das empresas e demais organizações.
Os funcionários ambiciosos, buscam ascensão na carreira, são exibicionistas e se preocupam com a imagem. Esse tipo, não tem apego a empresa nem ao cargo. Se a concorrência oferecer mais ele não pensa duas vezes. Apesar disso, são profissionais essenciais a qualquer equipe, por ter muitas idéias, sendo altamente produtivos e adoram bater metas. "No estudo das correntes motivacionais esse tipo justifica o ritmo que se imprime no andamento dos trabalhos e projetos" é o que diz o psicólogo JB Nunes.
Funcionários que compõem o segundo exemplo, o dos acomodados, em geral têm cinco a dez anos de casa, está adaptado a empresa e a função. Não são necessariamente desmotivados ou folgados, apenas não têm grandes expectativas de crescimento. "O acomodado gosta do que faz e é fiel a empresa", afirma Mario Mattos, diretor de Marketing da GFK.
Esses profissionais precisam ser acompanhados de perto e instigados do ponto de vista motivacional. A diferença entre os ambiciosos e os acomodados é no campo das conquistas e avanços. Os primeiros não encaram a empresa, nem a função nem chefes num prisma afetivo, são secos e objetivos, calculistas. As acomodados são mais afetivos ao meio no qual trabalham.
Já o terceiro tipo, os funcionários cimento social são pessoas integradoras, aglutinadoras. Eles ajudam colegas recém chegados na empresa, são adaptativos e festivos. Eles são importantes por aproximarem pessoas e departamentos. Elas são verdadeiros navios quebra-gelos no universo das organizações. Esses caras são excelentes na construção e ampliação de redes sociais, o tal networking. Altamente positivos na divulgação da empresa e eventos.





Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal! Acho que conheço um cimento social!