quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PLANETA TERRA: JÁ SOMOS SETE BILHÕES


O número sete tem uma singularidade que lhe é peculiar. Sete são as notas musicais, a rota dos sete mares, as sete maravilhas do mundo, o 7º dia da criação e dia do descanso, o número bíblico da perfeição. E, agora, o número em bilhões dos que habitamos sobre a Terra. Já somos sete bilhões! Antes que você pense que esse texto irá falar do fim do mundo seguindo a perspectiva de alguns lunáticos escatológicos, asseguro-lhe que não.

Pretendo discorrer um pouco sobre a razão primária de se chegar a esse número que é o próprio ser humano. Por mais que os noticiários relatem históricos de crimes, catástrofes, guerras e destruição, inegavelmente, nós estamos evoluindo para melhor em termos de conhecimento, de invenção científica. Hoje, quem pode se imaginar sem um celular? Ou sem um computador? Há cem anos, quem poderia imaginar que esses apetrechos e engenhocas iriam fazer parte da vida da gente? É claro que falta ainda muito para chegarmos ao ideal, mas o ser humano se distingue pela inventividade, criação de saberes, e isso é o diferencial maior que poderá manter a vida no Planeta por mais tempo.

Se evoluímos por uma lado, por outro, estamos carentes de aprimoramento: o lado humano. O desumano está tão próximo de nós que atitudes humanas pode até nos assombrar, às vezes. O humano é sentir o pulsar da vida, o orvalho de um campo em flor, a sensação de um novo dia que sempre se repete prazenteiro, o cheiro da terra molhada depois do aguaceiro da chuva, o sorriso de uma criança maravilhada com o voo dos pássaros roteadores. Isso é o humano.

Precisamos realçar mais o que nos resta de humanos. Pensar em nós, pensar no próximo, pensar em Deus. E o tempo que temos para fazer isso é já. Sim, porque tudo que temos é o aqui e o agora. Não podemos deixar para amanhã. Não podemos nos deixar levar pela onda do desgaste descartável que inclui as pessoas no mesmo patamar das coisas, coisas fúteis, dispensáveis, objetos do mundo das aparências vazias e estéreis.

O planeta é nossa casa, tudo que nele contém é parte de nós, precisamos cuidar da melhor forma possível, e o primeiro e decisivo passo, é resgatarmos o humanos que está dentro de nós, é somarmos forças para sermos uno, para restabelecermos o equilíbrio, a harmonia social e ecológica. Pensemos nisso, se eu fizer a minha parte, você e outras pessoas mais, juntos podemos contribuir para a manutenção e melhora da vida na terra.

Nenhum comentário: