quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

FREUD E O COMPLEXO DE ÉDIPO

Édipo é o personagem principal de uma antiga lenda grega cuja história foi marcada por dois acontecimentos trágicos: Édipo casou-se com sua mãe e matou o seu próprio pai. Depois disso, corruído pelo remorso, furou os seus próprios olhos para se punir. Essa mesma história, diz Freud, repete-se na vida das crianças em relação aos seus pais e mães.

De modo geral, segundo Freud, isso acontece quando o menino começa a manifestar uma exagerada preferência pela mãe. O menino passa a desejar sua mãe somente para êle, tornando-se ciumento em relação ao pai e faz tudo para eliminá-lo de sua convivência com a mãe. Ao mesmo tempo que isso, ou posteriormente, sente-se culpado de uma falta grave, experimenta remorsos em relação ao pai. A mesma que se dá ao complexo de Édipo.

O fato de que as crianças sejam capazes de ter sentimentos amorosos em relação aos pais não se constitui motivo de espanto para nós, pois já sabemos que as crianças tem vida sexual e o seu sexo não se manifesta de forma genital. Freud afirma, além disso, que o Complexo de Édipo não desaparece normalmente durante a infância. Com o simples passar do tempo o complexo vai se dissolvendo e surge em seu lugar um perfeito equilíbrio nas relações entre pais e filhos. Quando a evolução é normal, as coisas se passam mais ou menos da seguinte forma:
1) O menino se liga à sua mãe através dos cuidados, as atenções e os carinhos maternais. Com o tempo ele passa a querer sua mãe só para si: deseja possuí-la totalmente (claro, não no sentido genital). 2) Pouco a pouco ele descobre a importância do pai. Percebe que não é só ele que ama a sua mãe. O pai também a ama e por isso torna-se seu rival. 3) O menino deseja casar com sua mãe, desejará possuí-la completamente para si, sem interferência do pai. 4) Como ela já tem um marido, o menino deseja eliminar aquele rival importuno. Luta para conseguir isso, mas evidentemente não pode vencer o pai pois este é muito mais poderoso do que ele. O jeito que encontra para se vingar é o de tornar-se agressivo, cínico, desobediente, zombeteiro etc. 5) Com o tempo, o menino muda sua maneira de amar. Em vez de querer a mãe só para si, ele passa daqui por diante a uma nova tendência: deseja proteger sua mãe, tenta envolvê-la com o manto protetor contra o que possa vir contra ela. Não permite que ninguém a magoe. (Continua...)

Nenhum comentário: