segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CAPACITAÇÃO SOLIDÁRIA: FAÇA SUA PARTE


Para quem não sabe, existem centenas de profissionais, de diferentes áreas, super comprometidos com seus afazeres, agenda sempre esgotada; contudo, conseguem reservar um pouco de seu tempo para se dedicar ao aprendizado social e técnico de pessoas em situação de vulnerabilidade social, isto, sem cobrar absolutamente nada! Eles nem chegam a aparecer na televisão. Mas estão nas periferias treinando, capacitando, instruindo jovens e adultos, ajudando-os de uma forma ou outra na busca de seus ideais. E isto é simplesmente, gratificante.

Gratificante porque não há nada mais prazeroso e recompensador do que trabalhar as capacidades múltiplas das pessoas, fazê-las enxergar o futuro atingível através de idéias, troca de informações, lapidação e aperfeiçoamento.

Essa foi a minha experiência prática num dos bairros da cidade de Campina Grande-Paraíba. Primeiro, fiz um levantamento sócio-econômico de uma dos bairros periféricos mais antigos da cidade. Nesse levantamento, com a ajudinha do IBGE (Indicadores Sociais), é claro, eu descobri que o bairro que elegi tinha 12 mil habitantes, 55% da população sobrevivia com renda mensal de 1 a 2 salários mínimos, isto quer dizer, que na grande maioria das residências com 5 a 8 membros por família, o dinheiro mal dava para assegurar o alimento. E nessa parcela, estavam jovens que cedo se envolviam com a prostituição e drogas. Um dos maiores índices de criminalidade de Campina era dessa bairro.

Enfim, mantive contato com a presidenta da Associação de Moradores do Bairro, fiz os combinados para a primeira faze que consistia de divulgação e inscrição gratuita do CURSO DE CAPACITAÇÃO SOLIDÁRIA com o tema: EMPREGABILIDADE: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS.

A segunda fase, foi a organização do conteúdo. Dividi o curso em quatro partes: I - Como organizar o currículo corretamente; II - Como Encarar a Entrevista Psicológica; III - Como Encarar os Testes Psicológicos; IV - Desenvolvendo a Empregabilidade.

Com o conteúdo organizado, minha preocupação era a forma como transmití-lo para jovens que não eram familiarizados com muitos dos termos que fazia parte do pacote. Para tanto, utilizei a metodologia de treinamento avançado do Friedrich Naumann Instituto e alguns detalhes da Metodologia MetaPlan da ONU.

O layout do Cartaz-convite, que esteve quinze dias antes, afixado nos pontos de comércio do próprio bairro, assim como a padronização das apostilas e ficha de inscrição eu mesmo desenvolvi no CorelDrawn X5, como medida de redução de custos.

Fiquei surpreso no dia da inscrição. Com um número relativamente grande de jovens e adultos interessados no curso, dividimos os horários e então, passamos a ministrá-lo. Foi um sucesso. No final, fizemos uma pequena festa para a entrega de certificados. E todos saímos satisfeitos. Mas, eu particularmente, aprendi muito mais com eles do que eles comigo. Aprendi a enxergar a vida com o alargamento dos muitos olhares e as multiformes perspectivas.

Foi uma experiência que valeu a pena. E eu a recomendo a todos que desejarem aprofundar sua visão de vida.

Nenhum comentário: