sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O ENIGMA DO SORRISO


Como vai o seu sorriso? Atribuída a Willian Shakespeare a frase “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada” o dito, sugerindo que sorrir pode significar portas abertas é um realce do que precisamos para não só incrementar o complexo mundo das relações pessoais como também fortalecer nosso organismo contra praticamente todo tipo de doença.

Está provado que as pessoas bem humoradas produzem mais eficientemente, tem melhor desempenho sexual, são bem mais cotadas para assumirem posição de liderança na empresa ou corporação, entre outras benesses que a vida oferece.

Li, recentemente, a respeito de uma pesquisa sobre expressões faciais, onde um entrevistador russo, por telefone, fazia perguntas a uma americana que estava estudando na França. Ele se antecipara a dizer – segundo o relato da entrevistada – que os americanos tinham sorrisos falsos. Claro, o que esperar da opinião de um russo sobre os gringos da terra do Tio Sam. O fato é que ela se sentiu chocada por ter vivido, se assim fosse, durante a maior parte de sua vida entre pessoas com sorrisos falsos. Uma hipótese improvável quanto a sua generalização, mas que do ponto de vista do grupo social, não só provável quanto comum. E isto é um problema para os psicólogos que estudam há décadas as expressões faciais, fortes indicadores do comportamento.


O fato é que o sorriso natural e espontâneo consegue gerar uma energia positiva envolvente por comunicar simpatia, anuência, concordância, amizade, sinergia. Mas o sorriso não representa apenas um sentimento interno. É o que diz a edição recente da revista Behavioral and Brain Sciences, onde pesquisadores argumentam que os sorrisos não são simplesmente a expressão de um sentimento interno. Sorrisos na verdade, são a parte mais visível de uma fusão íntima entre duas mentes.

Essa história de fusão entre mentes me fez recordar uma aula que tive há 9 anos, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPB, quando a professora analisava com a turma, a obra de Victor da Fonseca, intitulada Biogênesis da Psicomotricidade Funcional, na ocasião ela aventava a hipótese de a humanidade atingir um grau evolutivo daqui a centenas de anos à frente, na qual não seja necessária mais a articulação do palato para produzir os sons que decodificamos como sendo a fala humana. Simplificando, ela imaginava que seriamos futuros comunicadores sensoriais. A fala, a comunicação se dariam em nível mental.

Especulações cientificas à parte, o importante é sabermos que sorrir é o mais belo cartão de apresentação pessoal, e que tudo quanto sabemos sobre o sorriso se resume numa só palavra: mistério. O maravilhoso mistério que mexe com sentimentos e emoções, que aproxima pessoas, que aquece corações. Mas não nos esqueçamos do velho Charles Darwin ao estudar a violência nos Chipanzés: sorrir não se limita em mostrar os dentes, isso pode ser um sinal de que uma agressividade violenta está para ser produzida.

Por fim, o Ministério da Saúde adverte: Sorrir faz bem para a saúde e é de graça, além do mais, sem contraindicação. Por isso, pare de franzir a testa e solte uma boa gargalhada sempre que possível que os benefícios virão.

Nenhum comentário: