quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

PAPEZ, KLÜBER E BUCY: PROCESSOS EMOCIONAIS E MOTIVACIONAIS



A vida é um verdadeiro espetáculo. Um fenômeno único e maravilhoso se processando através de seus múltiplos processos dinâmicos inter-relacionados que nos conecta ao meio ambiente por meio de complexas redes de informações sensoriais sem as quais nada faria sentido.

Essas informações se desdobram e são traduzidas no cérebro entrando, em sua maioria, na constituição dos processos motivacionais, donde se destacam os mecanismos da emoção.

É no sistema límbico que tais processos são regulados. Ao regular o sistema nervoso autônomo e os processos motivacionais essenciais à sobrevivência da espécie e do indivíduo. Sabe-se também que alguns componentes do sistema límbico estão ligados diretamente ao mecanismo da memória e aprendizagem e participam da regulação do sistema endócrino. 

No mesmo ano em que Papez¹ publicou seu famoso trabalho relacionando as estruturas límbicas com as emoções, dois cientistas, H. Klüber e P. Bucy, publicaram um trabalho experimental que veio confirmar as ideias de Papez. Estes autores fizeram uma ablação bilateral da parte anterior dos lobos temporais em cacacos Rhesus, lesando algumas estruturas importantes do sistema límbico, como o hipocampo, o giro para-hipocampal e o corpo amgdalóide. Esta cirurgia resultou na maior modificação do comportamento de um animal até hoje obtida após um procedimento experimental. Estas alterações de comportamento são conhecidas como síndrome de Klüver e Bucy e consistem no seguinte:

1) domesticação completa dos animais que usualmente são selvagens e agressivos;
2) perversão do apetite, em virtude da qual os animais passam a alimentar-se de coisas que antes não dormiam;
3) agnosia visual manifestada pela incapacidade de reconhecer objetos ou mesmo animais que antes causavam medo, tais como cobras e escorpiões;
4) tendência oral manifestada pelo ato de levar à boca todos os objetos que encontra (inclusive os escorpiões);
5) tendência hipersexual, que leva os animais a tetarem continuamente o ato sexual (mesmo com indivíduos do próprio sexo ou de outra espécie) ou a se masturbarem continuamente.

Convém assinalar que, de acordo com Machado (1998)² quadros semelhantes a este já foram observados no homem, em consequência da ablação bilateral do lobo temporal para tratamento de formas agressivas de epilepsia.
______________

¹James Papez (1883–1958) was an American neuroanatomist. Papez received his MD from the University of Minnesota College of Medicine.
²Machado, Angelo B. M. Neuroanatomia Funcional. 2ª edição. São Paulo: Atheneu, 1998.

Nenhum comentário: