quinta-feira, 18 de abril de 2013

CLÃ NINJA



Há muito tempo atrás no Japão, nos lugares isolados, montanhosos e de difícil acesso eles cultivaram a arte secreta de matar, eram os ninjas sempre a serviço de quem pagassem mais pela morte de algum soberano ou membro importante das poderosas dinastias feudais.

A organização social dos ninjas girava em torno de um ancião do clã, o mestre, que havia recebido e aprimorado os conhecimentos de combate preservados e mantidos sob um ciclo rígido de conduta.

Havia uma hierarquia tradicional e rigorosamente seguida por todos os membros do clã. Secretistas, sair ou tentar sair podia representar a morte. 

Disciplina da mente e do corpo, obediência irrestrita, sagacidade, precisão e dominío faziam de cada guerreiro uma verdadeira máquina de matar com armas rudimentares como shariken, a katana, say; armas químicas (substâncias letais variadas que podiam paralisar o oponente por horas ou neutralizá-lo definitivamente em seguntos); ou usar apenas a habilidade de combate corpo-a-corpo sendo peritos em luta com mãos e pés, lutas de solo através das técnicas combinadas de imobilização e estrangulamento. 

Os guerreiros eram diariamente aprimorados através de treinamento que envolvia a arte da camuflagem, as aproximações e retiradas silenciosas sem deixar vestígios. Eles desenvolviam técnicas de disfaces avançadas para a época.

Não tinham a honra dos samurais que entregavam suas vidas a seus senhores para servi-los fielmente acima de qualquer interesse. Mesmo sabendo que injustiças eram cometidas pelos soberanos. 

Não eram guerreiros corpulentos, pelo contrário. Homens simples, tranquilos e extremamente calculistas. Eram capazes de sofrer humilhações públicas se passando por indefesos camponeses para guardar suas verdadeiras identidades. 

Esses peritos simplesmente desapareçam com o tempo, e a maior parte de seus conhecimentos também o foram.

Também é verdade que a indústria cinematográfica, a partir dos antigos filmes de Bruce Lee, encarregou-se de pintar um quadro fantástico do ninjas, conferindo-lhes superpoderes para além das capacidades humanas. 

Uma coisa é certa, se as duas principais escolas ninja foram centros de treinamento secretos, muito do que se sabe hoje representa 90% do que não foi, do contrário, não seriam secretos.




_____________
Vejam também:

CATÁSTROFE NA TERRA DE SHOGUN
KAIZEN - MUDANÇA PARA MELHOR

http://jbnunes-vitrine.blogspot.com.br/2011/04/kaizen-mudanca-para-melhor.html



Nenhum comentário: