segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ABORDAGEM CENTRADA NA LIDERANÇA CARISMÁTICA


Que tipo de líder é você? Um líder carismático?
Carisma é uma palavra grega que significa dom de inspiração divina, tal como a habilidade de realizar milagres ou predizer acontecimentos futuros. O sociólogo Max Weber (1947) usou o termo para descrever uma forma de influência baseada não na autoridade da posição ou tradição, mas sim nas percepções que os seguidores do líder têm de que este seja dotado de qualidades excepcionais. Até recentemente, carisma, foi muito pouco considerado dentro da literatura a respeito de liderança nas organizações (Etzioni, 1961 et al). Este tema até então era domínio de pesquisadores que se dedicaram ao estudo da liderança política e da liderança de movimentos sociais e cultos religiosos.
Uma controvérsia fundamental é se carisma representa principalmente um resultado das características do líder, das condições situacionais ou do processo interativo de influência recíproca dentro da corrente literária sobre liderança. Atualmente, o termo carisma continua a ser definido e usado de maneiras diferentes por diversos autores, embora haja alguma convergência para uma concepção relacional e interacional.
Analisando, por exemplo a teoria de liderança carismática de House (1977) vemos que ela está baseada nos resultados de uma ampla gama de disciplinas em ciências sociais. A teoria identifica como os líderes carismáticos se comportam, como diferem de outras pessoas e as condições dentro das quais têm maior probabilidade de florescer. O grau em que um líder possa ser considerado carismático é determinado pelos seguintes indicadores: 1. Confiança dos seguidores na retidão das crenças do líder; 2. Similaridade entre as crenças dos seguidores e aquelas do líder; 3. Aceitação incondicional do líder pelos seguidores; 4. Afeição dos seguidores pelo líder; 5. Obediência espontânea ao líder pelos seguidores; 6. Envolvimento emocional dos seguidores com a missão da organização; 7. Altos níveis de desempenho por parte dos seguidores; 8. Crença dos seguidores de que são capazes de contribuir para o sucesso da missão do grupo.
Em linhas gerais, líderes carismáticos engajam-se em comportamento voltados para criar impressão, entre os seguidores, de que o líder é competente e eficaz. Este tipo de administração baseada na impressão apóia a confiança nas decisões do líder e aumenta a obediência incondicional por parte dos seguidores. Na falta de tal tipo de comportamento, problemas e dificuldades podem corroer a confiança do seguidor e minar a influência do líder.
A suma de tudo que já foi dito é que líderes carismáticos articulam objetivos ideológicos que relacionam a missão do grupo aos valores, ideais e aspirações profundamente arraigados e compartilhados pelos seguidores. A oferecer uma visão atraente de como o futuro pode ser, líderes carismáticos dão ao trabalho do grupo mais significado e inspiram entusiamo e estímulo para e entre os seguidores. Resultado: maior envolvimento emocional com a missão do grupo, maior comprometimento com os seus objetivos.
_____________________
Bergamini in Psicodinâmica da Vida Organizacional, Ed. Atlas, 1997; Etzioni in Organizações Modernas, Ed. Pioneira, 1964.

Nenhum comentário: