terça-feira, 22 de setembro de 2009

QUEM É CÁSSIO CUNHA LIMA


Eu estava envolvido num projeto de lançamento de uma rádio comunitária num dos bairros períféricos de Campina Grande, quando em reunião solene tive oportunidade de discursar sobre a importância daquele empreendimento para a comunidade local. E, uma das pessoas ilustres que ouvia atentamente era o então prefeito de Campina Grande, Cássio Rodrigues da Cunha Lima, filho do (à época) Senador Ronaldo Cunha Lima.

Mais tarde Cássio veio a ser governador do Estado da Paraíba. Porém, a partir daquele momento comecei a acompanhar a trajetória e desenvoltura de um homem que eu tinha certeza que iria marcar uma época. E isto ele fez.
Político versátil. Um executivo nato. Um conquistador de massas. Alguém cuja capacidade sobrepuja qualquer expectativa. Ele é em uma só palavra um homem midiático. As campanhas eleitorais bicolores - quando não - monocromáticas e enfadonhas, simplesmente ganharam vida quando Cássio estava na disputa. Eu sei que uma boa equipe de publicidade é decisiva numa empreitada eleitoral, mas Cássio parecia tomar frente nos mínimos detalhes e o resultado não poderia ser outro.
Uma inteligência multifocal. Dr. Gardner certamente o definiria como uma mente privilegiada. Eu, particularmente, observei, naquela manhã, a forma como Cássio perscrutava o perímetro social, juntando habilmente elementos de sua percepção aglutinadora, instigante, capaz de fazer convergir pessoas e opiniões. Seu discurso estava plenamente consonante com o arranjo gestual. As pessoas que o assessoravam sabiam muito bem qual o compasso e ritmo certos no trato com as gentes dos mais diversos segmentos.

Uma versatilidade digna de um verdadeiro gentleman. Coisa que parece não se aprender em livros. Ele a dominava com destreza. A essencia do poder cativador, conciliador, parecia ter-se esbarrado alí.

Um lider. Cássio soube melhor que seus pares, correligionários e adversários políticos a importância de se construir alianças duradouras. O time só saía a campo para vencer. Alguns dos que hoje ainda perduram no poder acupando a senatoria, cadeiras no legislativo federal, estadual e no judiciário devem boa parte de sua trajetória e sucesso a pujança dessas alianças sedimentadas por Cássio.
O futuro político, com seus desdobramentos e incertezas não nos dá uma margem segura na qual possamos ancorar nossas afirmações. Certo é que, seja qual for a posição de Cássio no próximo pleito, ele terá firme o compromisso de sempre representar bem o Estado da Paraíba, tal como fez, de forma inigualável.

Nenhum comentário: