sexta-feira, 11 de setembro de 2015

“SOU CIDADÃO DE NATAL" - POETA RONALDO CUNHA LIMA


Ser cidadão natalense,
por norma municipal,
honraria sem igual,
é título que me pertence.
As alegrias que eu pense
são imensas. Afinal,
nunca vi beleza igual
à que vejo aqui, em tudo!
De mala e cuia me mudo,
sou cidadão de Natal!

O potiguar que há em mim
desperta logo na pista,
quando encho a minha vista
dos céus de Parnamirim.
Parece que chega ao fim
a busca do visual.
Depois da zona rural
eu já me ponho posudo.
De mala e cuia me mudo,
sou cidadão de Natal!

Eis a Cidade do Sol!
Frente ao Forte dos Reis Magos,
o vento vela os afagos,
enquanto, à luz do arrebol,
o sol acende o farol.
Praia do Forte, Tibau,
a beleza adicional
do mar, marinho veludo!
De mala e cuia me mudo,
sou cidadão de Natal!

Ponta Negra, Pirangi!
Sento no Bar da Ladeira
para tomar a primeira
com ostra crua e siri!
Agora, que sou daqui,
cidadão do litoral,
o meu eu sentimental
chega a ficar façanhudo.
De mala e cuia me mudo,
sou cidadão de Natal!

Genipabu, Tabatinga,
Parque das Dunas, Redinha,
essa vontade daninha
de tomar mais uma pinga!
Mas Diógenes me vinga,
toca o sino e o berimbau,
leva-me pro Carnatal
e desembesto no entrudo!
De mala e cuia me mudo,
sou cidadão de Natal!

Nas águas de Areia Preta
volto aos tempos de antanho.
As moças tomando banho
e eu, maneiro na treta,
namoro cada ninfeta
com olhar angelical.
Depois de ver o total,
eu lhes estimo o miúdo.
De mala e cuia me mudo,
sou cidadão de Natal!

Prefeito Carlos Eduardo,
edil Edvan Martins,
seus desejos são afins
aos desejos deste bardo.
Diz um antigo brocardo
que "ser feliz é sinal
de passagem pelo umbral
entre o todo e o conteúdo.
De mala e cuia me mudo,
sou cidadão de Natal!!

Trago do lado direito
da Paraíba um pedaço.
São os amigos que faço
e vou guardando no peito
para depois, satisfeito,
tê-los, de forma informal,
numa festa, num sarau,
me fazendo mais sortudo.
De mala e cuia me mudo,
sou cidadão de Natal!!

"Trago ainda a minha história
anotada no posfácio:
Savigny, Ronaldo, Cássio
e Gal, rebentos de Glória,
incentivos à vitória,
paz no instante crucial.
Força gravitacional
que na vida é meu escudo.
De mala e cuia me mudo,
sou cidadão de Natal!!"

Aos amigos natalenses
vão meus braços de carinho,
vão meus passos de caminho
pelas ruas campinenses.
Carinhos são meus pertences,
patrimônio habitual.
Todos abraço. Ao final,
beijo Câmara Cascudo.
De mala e cuia me mudo,
sou cidadão de Natal!!
RONALDO CUNHA LIMA”¹

_____________________________
Discurso poético por ocasião da Outorga do Título de Cidadão Natalense, propositura do então vereador Edvan Martins Teixeira (PV) em 06/02/2009.

Nenhum comentário: