Toda
vez que percebemos uma necessidade de mudança ou de uma ação motivada por um
desconforto, nos vemos diante do impulso de achar um caminho para essa mudança.
A
mudança implica em desconforto imediato, saída da zona de conforto de
indivíduos e organizações. A
mudança é o problema, o caminho é a solução. Achar
esse caminho, essa solução é, certamente, um processo puro de aprendizado.
Esse
processo, quando sistematizado, traz a certeza do aprimoramento dos passos para
a solução de possíveis problemas futuros. O
significado coloquial da palavra cria conotações problemáticas. Entendemos
o termo problema como a identificação de uma oportunidade para o aprendizado e
para o aprimoramento. Nesse
enfoque, problema deve ser visto como algo positivo. Quem
tem muitos problemas está cheio de oportunidades de aprender e de melhorar.
Isso é que é otimismo, já que problema é o resultado indesejável de um
processo.
O
problema é uma ponte para inovar, criar novas oportunidades e expandir novos
negócios. Quem
cria oportunidades é criador de problemas? Esse
é um ponto interessante para a reflexão dos gestores que veem certas
oportunidades de aprimoramento como ameaças a seu status quo.
Todos
os processos devem realimentar-se de informações, tendo como objetivo sempre
seu próprio aprimoramento. Cada
processo possui uma fase de controle, na qual é verificada a conformidade entre
o planejado e o executado. Nessa
fase, a variabilidade de um processo é mantida dentro de limites
predeterminados e diz-se que o processo está sob controle.
Em
muitas obras voltadas para a qualidade, são feitas referências às sete
ferramentas da qualidade e também às sete ferramentas gerenciais para a
qualidade – sete novas. Esses
dois conjuntos de técnicas são muito importantes para a sistematização e para o
aprimoramento dos processos de aprendizado.
Esses
dois conjuntos de técnicas, com todas as suas variações têm
sido responsáveis pelo real aumento da capacidade das pessoas em transformar
seus achismos em fatos e dados, suas incertezas em confiança provendo
a base para a tomada de decisão adequada em cada processo.
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