Num mundo volátil, incerto, complexo e ambíquo em que vivemos, o famoso "mundo VUCA (do inglês, volatility, uncertainty, complexity and ambiguity), as transformações velozes fazem parte da rotina. Por isso, conseguir se adaptar a novos cenários se torna A Habilidade dentre as habilidades para qualquer profissional que busca o diferencial.
A "adaptabilidade" se mostra essencial para trabalhar bem no presente e para pensar no futuro. O poder de se adaptar se mostra fundamental para o êxito em qualquer cenário.
Inegavelmente a velocidade com que se processam as mudanças e o volume de dados que ultrapassam o número de habitantes do planeta é natural ainda convivermos com resistências à mudanças que afetam nossas vidas. A surpresa, o medo e a negação fazem parte. Mas, precisamos nos adaptar. E com o agravar dos cenários sociais, políticos, econômicos e naturais, temos é que buscar a resiliência.
Resiliência é um termo que vem da física: "propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica." Nós também, como seres humanos, temos a capacidade de nos adaptarmos a novas situações no ritmo apropriado e necessário.
A pessoa resiliente consegue lidar com a pressão, resistir mesmo em tempos de contrariedades e rapidamente voltar ao seu estado de equilíbrio. Com efeito, a resiliência tem muito a ver com as nossas crenças construídas ao longo da vida das nossas experiências. As pessoas mais resilientes tendem a ter crenças mais positivas sobre o futuro ou sobre os desafios da vida e a possibilidade de superá-los.
É por essas razões que a resiliência está relacionada ao autoconhecimento e ao otimismo. Desenvolver resiliência tem a ver com fortalecer uma percepção positiva da realidade do mundo e da vida.
Existe uma ferramenta muito apropriada para desenvolver a resiliência: a técnica dos "3P": Permanência, Profundidade e Personalização. Em cada um dos pês, há princípios, perguntas e uma frase nockout.
Vamos por etapa:
1º P = PERMANÊNCIA
Princípios:
-Eventos ruins são temporários.
-Eventos bons, duram.
A figura que serve para ilustrar esse princípio é uma palmeira. A tempestade forte pode vir sobre ela e fazê-la se inclinar, mas em passando a tormenta, ela se ergue imponente.
Perguntas:
-Isso tem que durar para sempre?
-Quem decide quanto tempo isso vai que durar?
Nocaute:
-Tudo vai dar certo.
-Pode ser um versículo da bíblica como: "Em Cristo sou mais que vencedor."
Curiosidade: Pessoas otimistas vivem 19% a mais. E que, pessoas resilientes são os melhores líderes.